Foto espontânea infantil: como conseguir

/, Dicas, Ensaio/Foto espontânea infantil: como conseguir
2020-08-14T10:05:51-03:00 21/ago/2018|Aniversário, Dicas, Ensaio
1000 Visualizações 0 Comentários

Foto espontânea infantil: como conseguir

Foto espontânea infantil.. parece uma utopia ter as recordações naturais das crianças, não é mesmo? Digo isso porque a maioria das crianças não tem muita paciência para tirar fotos.  Ainda mais se for em uma sessão fotográfica, que geralmente costuma demorar.

Aí começa o grande drama.. de um lado as mães, que sempre sonharam com a foto perfeita de seu filho, e do outro lado os filhos, que teimam em resistir ao clique, muitas vezes fazendo manha e birras intermináveis. Sem falar na velha chantagem, que os pais acabam tendo que fazer para conseguir atingir o objetivo.

Mas não se desespere. Cada criança é de um jeito, e sua personalidade é que vai mandar no ensaio. Não adianta forçá-la. Isso só causaria estresse e fotos nada bonitas.

 Então, como fazer?

 Todas as crianças querem a mesma coisa: brincar. E porque não deixá-la brincar enquanto os cliques são feitos? Deixá-los serem o que são é fundamental para conseguir a tão sonhada foto espontânea infantil.

 Não há forma melhor de se fazer fotos espontâneas do que deixar o momento ser o mais espontâneo possível. Enquanto ela brinca, os sorrisos que serão dados serão os mais sinceros, as gargalhadas não serão forçadas e o que ficará registrado é a forma como seu filho realmente é.

 Lembre-se que para que isso aconteça, é necessário que seu filho(a) esteja à vontade com o fotógrafo escolhido para fazer as fotos. É muito importante que o profissional goste de crianças, tenha jeito com elas e saiba se relacionar com o universo infantil. Gostar do trabalho do fotógrafo é ideal, mas conhecê-lo a fundo é essencial, para saber se ele conseguirá deixar seu filho(a) confortável diante da câmera.

 Converse com o fotógrafo

Outra dica legal é combinar um tempinho extra de ensaio. Converse com seu fotógrafo e peça para ele separar uns quinze minutinhos antes do ensaio para que a criança possa se acostumar com ele e consiga se sentir à vontade.  Nesse momento, é ideal que o profissional deixe a câmera de lado, pois muitas vezes os pequenos se sentem intimidados diante dela. Quando a confiança deles é conquistada, eles baixam a guarda e mostram como realmente são. Esse é o momento ideal de capturar a espontaneidade dos momentos.

 Não fique muito perto

Muitas crianças acabam ficando “diferentes” na frente de seus pais/responsáveis. Sempre tem aquela famosa birra de manha, que eles fazem para chamar atenção. Para resolver esse problema, procure “afastar-se” dos olhos dele(a) por um tempinho. Vale ressaltar  que não é para deixar de tomar conta deles, afinal, no mundo em que vivemos hoje, ter dois olhos é pouco. Ficar fora da visão dele(a) (não deixá-lo perceber que você está ali) já é suficiente para que eles pensem que estão dominando a situação.

Não caia no erro

Tenha em mente que a grande maioria dos pequenos não curte tirar fotos. Menos ainda quando demanda um tempo grande. Portanto, não deixe-o encarar a situação como algo sacrificante para ele. Evite falar muitas vezes a palavra “foto”. Expressões como “olha aqui pra câmera”, “vamos tirar uma foto?”, “sorria pra foto” são muito escutadas por eles, e por isso mesmo, eles já sabem o que os espera. Isso só irá causar aquelas carinhas de mau humor e má vontade.

Deixe que o fotógrafo conduza toda a sessão. Ele tem as técnicas certas para fazer o que seria um momento chato (na visão das crianças) em um momento legal e descontraído.

Toda fotografia conta uma história. Nada melhor do que recordar, daqui alguns anos, a história real que foi vivida, não é mesmo?

foto espontânea infantil

foto espontânea infantil

foto espontânea infantil

 

Deixe aqui seu comentário, vai ser um prazer poder te ajudar 🙂

 

 

 

 

 

Tags: fotos espontâneas, fotos infantis

Deixar Um Comentário

quatro + 16 =