Como organizar o casamento

//Como organizar o casamento
2020-08-12T20:21:58-03:00 11/jun/2020|Casamento
991 Visualizações 0 Comentários

Como organizar o casamento

 

Organizar o casamento parece tarefa fácil. Mas foi só alguns dias passarem que vocês começaram a ficar preocupados e ansiosos, não é mesmo?

Isso tudo porque depois que a euforia passa, começam a surgir as tarefas, e agir é necessário.

Organizar e planejar um casamento não é nada fácil, pois implica muita dedicação, paciência, organização e pesquisa. Mas não sintam-se desesperados. Como toda primeira vez na vida, o começo de tudo é um pouco confuso e conturbado, mas aos poucos as coisas vão se encaixando e  fluem naturalmente.

A partir de agora vocês irão respirar o universo dos casamentos, e isso ajudará a ter ideias, inspirações, dicas e suporte.

Mas algumas coisas precisam ser feitas inicialmente, para que vocês ganhem tempo e não percam as oportunidades. Abaixo listei os primeiros passos para começarem a se organizar.

Diálogo é fundamental!

Conversem sobre o casamento dos sonhos de cada um. Coloquem na mesa quais são as expectativas, desejos e vontades dos dois. Pensem se desejam casar na igreja ou em outro local, se farão a recepção ou apenas a cerimônia, se querem que seja ao ar livre, ou no campo, na praia, etc. Pesquisem os estilos de casamentos existentes e optem por um. Lembrem-se que o casamento é para os dois, e é necessário chegarem a um consenso.

Definam uma data

São inúmeros os casamentos que ocorrem em um ano, e por isso a agenda dos fornecedores costuma ser bem apertada. Para garantirem a época que desejam, não demorem para decidir qual será a data. Não esqueçam de verificar se a estação do ano “casa” com o dia desejado. Algumas épocas costumam chover bastante, e isso pode ser um problema se vocês não se planejarem com antecedência.

Planejem-se financeiramente

É hora de pensar em quanto desejam gastar. Façam uma lista inicial de convidados, para se ter mais ou menos ideia do orçamento que será necessário. Caso o valor para colocar o número de pessoas que vocês incluíram ultrapasse o desejado, refaçam a lista, colocando apenas as pessoas mais especiais e presentes na vida de vocês.

Lembrem-se que o casamento inclui diversos serviços e fornecedores. Separem parte do orçamento de vocês para financiá-los. Para isso, é preciso identificar quais são os serviços essenciais para vocês, aqueles que não podem faltar.  Dica: separem um dinheiro reserva para gastos extras. A maioria dos casais não faz isso e passa aperto. Por mais que vocês pensem que não será preciso, sempre surge algo que vocês não esperavam, e que muitas vezes é essencial.

Não abram mão do cerimonialista

Escolham um cerimonial para ajudá-los a planejar e organizar o casamento. A grande maioria dos casais não sabe a importância que esses profissionais têm no casamento. Eles são experts no assunto, estão mais do que acostumados organizar casamento, e irão fazer de tudo para que nada dê errado. E acredite, sempre acontece algo que sai do controle. O bom cerimonialista cuidará de tudo sem que vocês nem sequer fiquem sabendo que algum problema ocorreu, pois ele rapidamente  o resolve.

Escolham o local

Definam o local o quanto antes, para garantir sua data. Os lugares costumam ser concorridíssimos, e se vocês vacilarem, acabam perdendo o local dos sonhos por bobeira. Pesquisem bastante, visitem os locais e vejam quais cabem no seu orçamento.

Use um cheklist

É chegada a hora de fazer um checklist, que nada mais é do que um cronograma da organização do casamento. Aqui vocês irão planejar quando irão atrás de determinado serviço/fornecedor. Na internet existem diversos checklists que irão ajudá-los. Procurem por aqueles que possuem o mesmo prazo de organização que o casamento de vocês (exemplo: 1 ano, 2 anos, etc.).

Pesquisar, pesquisar, pesquisar

Pesquisem bastante, pois são muitos os fornecedores de casamento que são do mesmo segmento. Definam quais vocês mais se identificam e não hesitem em agendar uma reunião pessoalmente com eles. Por mais que o serviço seja impecável, as recomendações maravilhosas e o orçamento caiba no bolso, a afinidade com o profissional é muito importante. É preciso que ambos os lados tenham se identificado, para que não ocorram problemas futuros, que podem interferir (e muito) no grande dia.

Planner da noiva

Coloque tudo em planilhas no excel, ou em algum caderno específico para organizar o casamento. Isso ajudará a visualizar as opções, as tarefas e a colocar as ideias no lugar. Uma boa sugestão é comprar um planner, que nada mais é que uma agenda da noiva, personalizada para o casamento.

Não procrastinem

Por mais que vocês tenham um prazo grande para se organizarem, o tempo passa voando, e quanto mais deixarem passar, maiores serão as oportunidades que irão perder.

 

Aos poucos vocês irão vendo que uma tarefa leva à outra, e o processo vai ficando mais fácil. Ter um cerimonialista será fundamental para esse processo, principalmente se vocês não têm muito tempo para planejarem. Pesquisem ideias na internet, busquem por referências em redes sociais e participem de grupos de noivos. São ótimas formas de se inspirarem, trocarem experiências, pedir indicações de fornecedores e fazer amizades, tornando o processo mais gostoso.

São muitas coisas para fazer, eu sei! Mas tentem aproveitar ao máximo cada momento. Tentem dividir as tarefas, mas sem deixar de estar presente em cada etapa. É uma forma de vocês ficarem ainda mais unidos. Vocês só se casarão uma vez, então então curtam cada segundo!

 

Compartilhe essas dicas com quem precisa dessa ajudinha nada básica! 😉

organizar casamento

 

Tags: organização de casamento, primeiros passos para organizar um casamento; como organizar um casamento; vou casar e agora

Deixar Um Comentário

quinze + três =