Como economizar no casamento

/, Dicas/Como economizar no casamento
2020-08-12T18:59:02-03:00 14/abr/2020|Casamento, Dicas
729 Visualizações 0 Comentários

Como economizar no casamento

Algumas pessoas acham que economizar no casamento é sinônimo de “pão durismo”, já que só se casa uma vez e tudo tem que sair perfeito. Mas economizar no casamento não só está longe de significar que você não fará uma festa “à altura”, como também irá ajudar muito nos gastos (que são muitos) com a nova fase da vida. Portanto, não se deixe levar por pensamentos negativos, e separe logo o seu cofrinho.

Veja algumas dicas do que economizar:

Tenha um cerimonialista 

Quem me conhece sabe que eu sempre bato na mesma tecla: tenha um cerimonial de confiança. Deixar o dia mais especial da sua vida nas mãos de pessoas que não são profissionais nessa área é um tiro no pé enorme. Além de te ajudar a planejar o casamento, organizar todos os detalhes e te orientar em todas as situações, o cerimonialista irá te acompanhar no processo de escolha dos fornecedores, indicando as melhores opções conforme seu orçamento. Ele está acostumado com os valores do mercado, e por isso poderá ajudá-lo a fazer as escolhas certas.

Planejar é economizar no casamento

Planejamento é fundamental! Assim que tiver ficado noiva, já separe um caderninho para se planejar. Trace uma meta de quanto dinheiro vocês pretendem/podem gastar, mas ATENÇÃO!!… não deixar um dinheiro extra de reserva é grande erro, pois sempre aparecem gastos de última hora, que vocês não esperavam.

Escrevam todos os serviços que vocês desejam ter no casamento, mas depois volte à lista feita e veja o que é realmente fundamental. Muitas  vezes nos empolgamos e vamos além do que precisamos. Aí é que mora o perigo, certo?

Feito isso, é hora de pensar nos fornecedores. Separe pelo menos 3 fornecedores diferentes para cada serviço que vocês desejam contratar. Nesse momento é necessário pesquisar. Há diversos profissionais no mercado, com preços muito diferentes. Mas não se esqueça da qualidade! Lembre-se que junto com o valor que caiba no seu bolso, o serviço/produto tem que ser de qualidade.

 Lista de convidados: ser firme é economizar no casamento

Confesso que esse momento é de tirar o sono. Mas na internet há muitos modelos que vão ajudar vocês a selecionarem as pessoas certas. Nessa etapa muitas questões vêm à tona. Uma das que eu mais ouço das noivas é se elas têm que chamar o fulano, que é amigo dos pais dela ou dos pais do seu par. Essa é realmente uma questão complicada, mas meu conselho é que vocês coloquem na lista inicialmente aqueles cuja presença é fundamental. Aqueles que realmente fazem a diferença na vida de vocês. Se sobrar convites, ótimo! Mas se não sobrar, explique que o orçamento de vocês é curto, e que não convidarão ninguém a mais apenas por esse motivo. Se vocês falarem com carinho, mas com firmeza, tenho certeza que evitarão muitos conflitos nesse momento.

Estude as opções 

Muitos noivos estão se casando nas sextas-feiras e nos domingos, você sabia? É uma opção bem mais em conta, já que a grande maioria dos casamentos é realizada aos sábados. Se  casar nesses dias considerados ainda “fora do padrão” tem sido uma opção muito procurada e bastante econômica. Só tome cuidado com as sextas-feiras, pois a maioria dos convidados trabalha até tarde. Se optar por casar nesse dia, marque o casamento para um horário mais tarde, de forma que seus convidados possam chegar com calma.

Outra questão para economizar é fazer o casamento durante o dia. Cerimônias realizadas de dia poupam grandes investimentos com iluminação, o que já garante um senhor desconto. Para essa opção, é interessante pensar em locar granjas, que geralmente têm um preço mais acessível que os salões mais procurados. Você pode contratar um buffet que se desloque até lá.

Por fim, alguns meses são menos concorridos que outros, e por isso mesmo, são mais baratos para se casar. Janeiro e fevereiro são boas opções para quem quer economizar.

Tenha uma ótima costureira

Se tem uma parte que é super cara é o vestido da noiva. Não há como questionar. Muitas vezes o aluguel do vestido sai mais caro do que mandar fazer o seu próprio. Sem falar de certas vantagens, como não ter que ficar preocupada caso o vestido suje. Poder utilizá-lo no ensaio pós casamento também é uma enorme oportunidade, já que muitas lojas não costumam emprestar o vestido para fazer as fotos muitos dias após o casamento. Quando o vestido é seu, você escolhe quando fazer a sessão fotográfica. Vocês podem até mesmo ir para a lua de mel e deixar para fazer as fotos quando voltarem, pois não terão problemas.

Mas para que isso funcione, é preciso ter uma costureira muito boa  e com muita experiência. Fazer vestidos de noiva é um serviço delicado, complexo e de enorme responsabilidade. Se você não tem o profissional certo para essa função, pesquise com pessoas que já casaram e que tiveram sucesso nessa parte. Indicação de confiança é essencial.

 Faça você mesma(o)

O que não falta na internet hoje em dia são tutoriais. Basta entrar no google e digitar o que você deseja, e pronto! mil ideias são sugeridas. E o melhor é que elas vêm com o passo a passo de como fazer.

Então aproveite essa vantagem que temos hoje em dia! Separe as inspirações que mais lhe agradam em uma pastinha no celular e chame a família e os amigos para ajudarem. Vale até mesmo colocar o morzão para ajudar, afinal, o casamento é dos dois, né? Aposto como vocês irão se divertir, economizar e ainda colocar um carinho a mais no casamento.

São muitas opções, né? Se você gostou dessas dicas, compartilhe com aqueles que você ama.

Até a próxima!

Tags: Casamento, Dicas, Economia, economizar, festa de casamento, pouco dinheiro

Deixar Um Comentário

quinze + vinte =